5 FORMAS DE LIDAR COM A ANSIEDADE MEDIÁTICA
Publicado em Blog
Assistimos, hoje em dia, a um aumento generalizado de notícias negativas sobre o estado do mundo. Para onde quer que nos viremos parece que tudo está errado, e isso traduz-se frequentemente numa visão pessimista do mundo e concomitante ansiedade social.
Sobrecarga de Informação
Para além dos meios tradicionais de produção e difusão de notícias, mais de metade dos adultos obtém o seu fluxo de notícias através das redes sociais, sendo um quinto dos adultos bombardeado constantemente por este fluxo ininterrupto de informação a todo o momento.
Mais ainda, a cobertura noticiosa e publicações nas redes sociais tendem a privilegiar as notícias mais negativas ou dramáticas, para aumentar o “clickbait”. Se juntarmos a tudo isto também as conversas com amigos, familiares e outros, obtemos um cenário em que estamos constantemente a sofrer de “sobrecarga de informação mediática”.
Ansiedade Mediática
De acordo com uma investigação da American Psychological Association, mais de metade das pessoas que consomem notícias diariamente indica que isso aumenta os seus níveis de stress. Esta pressão psicológica de consumo de notícias negativas não é uma realidade recente: Em 1923, uma mulher no Minesota divorciou-se do seu marido por argumentar que ele sofria de “radiomania”, prestando mais atenção à rádio do que a ela própria.
No entanto, nos dias que correm parece cada vez mais pervasiva esta realidade. Os próprios meios de comunicação social alteraram-se em função disto: os fluxos noticiosos estão mais curtos, com “breaking news” a todo o momento, o que confere um caráter de urgência. As más notícias são, na verdade, relativamente raras, no entanto o medo e a sua promoção são bastante apetecíveis. O cérebro humano evoluiu para preferir más notícias (um viés de negatividade), já que isso aumentava a sua capacidade de sobrevivência, e isso faz com que o medo seja mais comerciável.
Gestão do Stress
Embora possa ser importante estar informado sobre o estado do mundo, convém regular esse consumo para não se sentir emocionalmente exausto. Se acha que o seu consumo de notícias está a interferir com o seu bem-estar ou com os seus relacionamentos, podem ser úteis algumas mudanças na forma como interage com as mesmas.
5 Formas de Lidar Com a Ansiedade Mediática:
Cortar com o fluxo noticioso: tentar reduzir o consumo de notícias de todas as fontes por um dia, ou mesmo uma semana. Por vezes, mesmo 15 minutos por dia a menos de consumo de notícias pode fazer a diferença.
Não conversar sobre notícias: solicitar a amigos e familiares que não sejam abordados tópicos relacionados com as notícias, preferindo abordar outros assuntos em sua vez.
Balancear o consumo: tentar procurar fontes de notícias positivas e reduzir as fontes de notícias negativas pode ter um efeito equilibrador, reduzindo o stress e ansiedade associado à sobrecarga de informação negativa.
Desligar as notificações do telemóvel: Ou instituir uma política de tempo sem o telemóvel em casa ou com amigos.
Procurar ajuda: se sentir que não está a conseguir lidar com o impacto emocional das notícias, procurar o apoio de um profissional de saúde mental pode ser benéfico.
FONTES:
Intermittent News Fasting Is Good for Your Health | Psychology Today
Is Constantly Reading the News Bad For You? | TIME
Media overload is hurting our mental health. Here are ways to manage headline stress
(PDF) Frequent News Consumption Might Negatively Impact Mental Health